A Reeducação Postural Global (RPG)

 

Segundo a Associação Brasileira de RPG a Reeducação Postural Global é um método fisioterapeutico nascido da obra "O Campo Fechado", publicado por PH. Souchard em 1981, na França após 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica.

 

É  um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia:

- Problemas morfológicos

- Problemas posturais

- Lesões Articulares

- Patologias Reumáticas

- Seqüelas Neurológicas Espasticas

- Problemas Traumáticos

- Doenças Respiratórias

A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:

- Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;

- Causalidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/conseqüência)

- Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.

 

Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em permanência, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.

 

Atualmente a RPG é ministrado aos fisioterapeutas.

Como é feito o tratamento?

 

O tratamento é feito em consultas de 1 hora ou mais, em geral uma vez por semana, podendo ser necessário, em alguns casos, acelerar para duas vezes por semana (nas escolioses graves, dores em situações agudas, pessoas frágeis, enfim, adaptações).

 

Dependendo do problema, pode ser necessária apenas uma sessão (no caso de uma lesão recente) ou muitas (numa escoliose infantil, que terá que ser “vigiada de perto” e acompanhada durante todo o crescimento). A duração do tratamento também varia muito, pois depende do que há a corrigir. Mas logo na primeira consulta, quando se faz a primeira avaliação, pode-se ter uma primeira previsão do tempo que será necessário."