
Fisioterapia na Gestação e Saúde da mulher
Atua junto à gestante com intuito de orientar e preparar seu corpo para três fases diferentes da maternidade.
O pré-parto é a fase na qual a Fisioterapia é mais atuante, tendo como principais objetivos:
-
promover relaxamento e melhorar a qualidade de vida;
-
preparar o corpo para a gestação e o parto, prevenindo e tratando edemas (inchaço), dores e má postura, sobrecarga dos músculos do assoalho pélvico, incontinência urinária ou fecal, disfunções sexuais e mastites (inflamações da mama);
-
trabalhar força e elasticidade do períneo, previnindo possíveis lacerações;
-
favorecer uma recuperação mais rápida (independente do tipo de parto);
-
diminuir complicações após o parto como diástase do músculo reto abdominal, incontinência urinária, dor pélvica crônica, entre outras.
Durante o parto o papel da Fisioterapia é facilitar o trabalho de parto, criando condições para que seja mais rápido e menos doloroso. O trabalho ocorre em ambiente hospitalar aliviando a dor e favorecendo a contração uterina, a abertura pélvica e a dilatação utilizando recursos de eletroterapia, técnicas de relaxamento, posturas e exercícios.
No pós-parto ou puerpério previne e trata disfunções musculoesqueléticas, uroginecológicas, dermatofuncionais, complicações do sistema circulatório e respiratório, desconfortos e dores, além de reeducar e orientar sobre amamentação, posturas para a mãe e a criança e atividades cotidianas. É nesta fase que a Fisioterapia dermatofuncional pode atuar nas disfunções estéticas com mais ênfase.
Doula
Doula significa MULHER QUE SERVE.
Seu trabalho é junto de toda a família mas principalmente com a gestante, no intuito de encorajar, confortar, tranquilizar, dar suporte emocional e físico, orientar e assistir para que a gestante passe pelas transformações e tome as melhores decisões para sua gestação e parto.
O que a Doula faz?
-
Auxilia a mulher a resgatar a força e a confiança em si mesma, trazendo à tona o feminino do seu corpo e alma primitivos.
-
Dá suporte emocional através do apoio, presença e carinho constantes, sempre encorajando e reafirmando o poder que a gestante tem.
-
Oferece conforto físico através de métodos naturais, como: técnicas de relaxamento e respiração, massagens, banhos, movimentações e troca de posturas para que a gestante tenha mais conforto, menos dor e um bom progresso no trabalho de parto.
-
Tem importante papel para garantir a liberação hormonal fisiológica, através da manutenção do ambiente tranquilo e acolhedor para que a gestante consiga se concentrar em si e no bebê sem perturbações externas. Aumentando assim as chances de sucesso no parto.
-
Transmitir todas as informações necessárias antes do parto para garantir tranquilidade e auxiliar na explicação de termos e procedimentos médicos durante o parto para que ela possa ter suas escolhas.
-
Dá suporte pós-parto na amamentação e contato com o bebê.