ESTÉTICA 

 

A Fisioterapia Dermatofuncional atua nas disfunções da pele (estéticas ou não) incluindo seu sistema circulatório, para isso utiliza recursos fisioterapêuticos de modo seguro, eficiente e com respaldo científico. 

 

Tratamentos Corporais da Fisioterapia Dermatofuncional

 

*Drenagem linfática manual (DLM) 

Manobras manuais de movimentos lentos e com pressão controlada que auxiliam o sistema linfático a coletar para a circulação sanguínea líquido em excesso e toxinas entre as células. 

Possuí inúmeros benefícios, como: 

 

  • combate o fibro edema geloide (celulite); 

  • melhora o contorno corporal; 

  •  previne o envelhecimento da pele; 

  • melhora a vascularização; 

  • melhora a resistência imunológica e antiinflamatória do organismo; 

  • induz ao relaxamento. 

 

A DLM pode ser associada a outras técnicas de acordo com a necessidade de cada paciente. 

 
*Massagem modeladora 

Manobras manuais de movimentos vigorosos para melhorar o contorno do corpo, tratar fibro edema gelóide (celulite) e gordura localizada, através da melhora na circulação e na oxigenação dos tecidos. É realizada no corpo inteiro com ênfase nas regiões mais afetadas, como glúteos, abdome e coxas. 

 

*Massagem relaxante 

Movimentos manuais rítmicos, constantes e de toque suave que induzem o relaxamento de corpo e mente. Libera tensões e rigidez musculares, reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, melhora a circulação e o fluxo linfático. 

 *Massagem terapêutica 

Combina movimentos de massagem com técnicas modernas de liberação miofascial a fim de aliviar dores e tensões musculares específicas causadas por estresse físico e emocional. 

 

*Tratamento para estrias e rugas 

A galvanopuntura, ou eletrolifting, estimula a regeneração do tecido conjuntivo (colágeno e elastina) que se encontra rompido nas estrias e rugas. O tratamento provoca gradualmente reparo destes tecidos, melhorando coloração e flacidez e recuperando a arquitetura original da pele pelo nivelamento da estria ou ruga. 

 

*Endermoterapia/ vacuoterapia 

Técnica não-invasiva de mobilização de tecidos (pele, tecido conjuntivo e adiposo) por meio de vácuo regulável. Melhora a elasticidade da pele e reduz as fibroses e aderências, aumenta a circulação periférica e oxigenação dos tecidos e auxilia na eliminação de toxinas. É indicada para melhorar fibroses e aderências de tecidos (cicatrizes, queimaduras e fibro edema gelóide/ celulite), auxiliar na drenagem linfática e melhorar a elasticidade da pele. 

 

 

Tratamentos Faciais da Fisioterapia Dermatofuncional

 

*Limpeza de pele 

A pele tende a perder o viço, pois a exposição à poluição, ao Sol e à própria oleosidade natural obstrui os poros e prejudica sua respiração e nutrição natural. Para que a pele possa estar sempre bonita, limpa e bem tratada a limpeza de pele é indicada tanto para o rosto, quanto para o colo ou as costas. Limpa profundamente, tonifica e hidrata e é indicada para todos os tipos de pele. 

 

*Peeling de diamante 

Tratamento de dermoabrasão com caneta diamantada que tem como função incentivar a renovação da pele, promovendo rejuvenescimento. Auxilia na remoção de cicatrizes, como as de acne, e manchas de pigmentação. Diminui também a oleosidade e amenizar linhas de expressão, restaurando a estrutura da pele. O número de sessões varia de acordo com o objetivo. Pode ser associado à limpeza de pele. 

 

*Rejuvenecimento facial (microcorrentes) 

A terapia com Microcorrentes (MENS) é indicada para atenuar as marcas de expressão na superfície da pele, prevenir e retardar o envelhecimento, propiciando um rejuvenescimento facial. Provoca uma melhora na circulação sanguínea e linfática e na flacidez da pele. Para maior eficácia a MENS pode ser associada a cosméticos com princípios ativos. 

 

*Nutrição/ hidratação 

Fatores como poeira, Sol, estresse, menopausa ou exposição contínua ao ar condicionado desidratam a pele facilitando o ressecamento e o aparecimento das primeiras linhas de expressão em qualquer idade. Este tratamento é indicado para todos os tipos de pele e tem como finalidade hidratar e restabelecer a umidade da pele, permitindo que a camada hidrolipídica da pele mantenha seu teor de água adequado. Propicia sensação de beleza e renovação, eliminando tensões, suavizando rugas e prevenindo o envelhecimento precoce. 

 

*Drenagem linfática manual facial (DLM) 

Apresenta as mesmas funções e benefícios da DLM corporal. Nos tratamentos estéticos faciais é indicada na prevenção do envelhecimento e flacidez da pele da face e do pescoço, no tratamento pré e pós-operatório de cirurgia plástica e no controle da acne e olheiras. 

 

Tratamentos da Fisioterapia Dermatofuncional nas Cirurgias plásticas, estéticas ou reparadoras

 

Os cuidados pré-operatórios visam melhorar a oxigenação e a vascularização dos tecidos para preparar o corpo para o procedimento cirúrgico, a fim de amenizar sequelas pós-operatórias como edema, fibrose, hematomas e má cicatrização. 

A Fisioterapia pós-operatória varia de acordo com o tipo de cirurgia realizada, das características do paciente e do tempo de pós-operatório. Utilizando recursos como a drenagem linfática e outras técnicas modernas de Fisioterapia procura minimizar queixas e desconfortos, prevenir e amenizar dores, edemas, hematomas, fibroses, aderências, retrações e hipertrofias cicatriciais, seromas, déficit de sensibilidade e contraturas musculares, a fim de promover um resultado estético mais satisfatório e um retorno mais breve às atividades cotidianas. 

  

*Cirurgias em geral 

A Fisioterapia pós-operatória também varia de acordo com o tipo de cirurgia realizada, das características do paciente e do tempo pós-operatório. O tratamento apresenta os mesmos objetivos e condutas descritos anteriormente no tópico de cirurgias estéticas e reparadoras. 

  

*Reabilitação após câncer de mama 

Auxilia o paciente a lidar com as alterações anatômicas, fisiológicas e funcionais após a cirurgia. Prevenindo e tratando sequelas como edema, dor, restrição de movimentos, diminuição de força muscular, aderência da cicatriz e linfedema (acúmulo anormal de líquido).